Comitê de Avaliação da Dengue é reestruturado em Itabuna

Encontro para debater novos caminhos
Ascom/Gabriel de Oliveira

A Secretaria Municipal da Saúde reestruturou o Comitê Municipal de Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue considerando a importância da constituição, contribuição, atuação, monitoramento e controle de combate ao vetor da dengue. A mudança foi determinada pelo secretário Eric Ettinger através da Portaria nº 18/2014, que será um dos temas de reunião às 14 horas da próxima terça-feira, dia 12, no auditório da Divisão de Vigilância Epidemiológica, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano.

Segundo a coordenadora da Vigilância à Saúde, Larissa Pimentel, a reestruturação também visou institucionalizar o Comitê Municipal da Dengue, que passou a contar com 34 representantes titulares e suplentes das secretarias municipais, hospitais, conselhos municipais, instituições da sociedade civil, clubes de serviço, do 15º Batalhão de Polícia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Diocese de Itabuna, Conselho Itabunense de Ministros e Pastores Evangélicos e a Maçonaria. Também conta com representações dos conselhos regionais de Medicina e Enfermagem.

A alteração da estrutura determinada pela Secretaria Municipal da Saúde adequou o comitê às recomendações do Ministério da Saúde e à necessidade de envolvimento do Poder Público e da sociedade organizada em ações de monitoramento e controle de vetores da dengue. “O que se deseja é que as pessoas se juntem ao esforço de combate aos focos do mosquito, inclusive com sugestões para mecanismos e ações eficazes. É uma questão que merece ser compartilhada, já que a dengue é um problema que afeta a todos”, disse Larissa.